Currículo de Gustavo Laport

Bem vindo ao Currículo profissional de Gustavo Laport!

CNPq-Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/6789861008829640

Linked In: https://www.linkedin.com/in/gustavo-laport-1a252b1

Área de Interesse

Tenho interesse em trabalhos relacionados as áreas de corretagens de imóveis, área administrativa de: licitações e aquisições, planejamento, orçamentário, financeiro e contábil vinculado as áreas de contratos, convênios, instrumentos congêneres e auditorias internas e externas.

Objetivo

Trabalhar nas áreas: corretagens de imóveis, administrativa, financeira, orçamentária, contábil, licitatória/aquisição, planejamento de execuções com monitoramento, e apoio às auditorias.

Resumo profissional

- Experiência com gestão de projetos de financiamentos nacionais e do exterior, nas áreas de coordenação e acompanhamento vinculado a licitações, compras e aquisição, e a planejamento orçamentário financeiro e contábil, trabalhando com SEI e SIAFI.

- Economista com ênfase em contabilidade pública, MBA em: Gestão Pública, Administração Hospitalar e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde.

- Trabalhei mais de 30 anos na área pública, das quais 26 anos no Ministério da Saúde, no monitoramento e gestão de contratos, convênios, instrumentos congêneres (projetos com: Organismos Internacionais, Estados, Municípios, Instituições: Públicas, Privadas e Filantrópicas).

- Minhas qualidades: me destaco na disciplina, organização e agilidade, e sempre motivado para novas aprendizagens, tenho facilidade de interação em grupos e com a área de informática.

- Ponto forte, facilidade em contribuir com o trabalho, ajudando-a alcançar os objetivos.

- Trabalhei na Coordenação de Projeto de Cooperação Nacional/CPCN do Ministério da Saúde, com o monitoramento projetos dos programas PROADI-SUS, PRONAS-PCD e PRONON, aos Projetos de Cooperação em Saúde com Haiti (bilateral/trilateral).

- Trabalhei na Coordenação de Projeto de Cooperação Internacional/CPCI do Ministério da Saúde com monitoramento de Termos de Execução Descentralizadas com OPAS/OMS (TC’s), FIOCRUZ (TED’s), apoiei o Projeto Haiti entre outros. Também acompanhou auditorias da dos Bancos e Organismos Internacionais, Controladoria Geral da União (CGU), Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE) e na execução orçamentária financeira e contábil dos Projetos: QualiSUS-Rede e REFORSUS (contratos de empréstimo com os Bancos: BIRD e BID).

Experiência profissional

Ministério da Saúde.

· SE/DESID/CGPC/CPCN, acompanhamento e monitoramento de processos de credenciamentos, pré-projetos, Termos de Compromissos, publicações e prestações de contas de aquisição e compras de matérias, execução de obras relacionadas aos programas PROADI/SUS, PRONAS/PCD e PRONON, Termos de Cooperação (TC) com OPAS/OMS e Organismos Internacionais e Termos de Execução Descentralizada (TED) com instituições nacionais, entre outros. Contrato Consultor – FIOCRUZ/FIOTEC de dez/2019 até set/2022.

· SE/DESID/CGPC/CPCI, acompanhamento e monitoramento de Termo de Cooperação (TC) com Organismos Internacionais e Termos de Execução Descentralizada (TED) com instituições nacionais, no apoio na supervisão, monitoramento da execução de aquisições e compras, planejamento, orçamentária e financeira. Contrato Consultor – FIOCRUZ/FIOTEC de jun/2016 até dez/2019.

· SE/DESID/Projeto QualiSUS-Rede, na implantação e execução, supervisão dos processos de planejamento, monitoramento da execução orçamentária e financeira, acompanhamento de aquisições e compras e avaliação das atividades relativas ao Projeto, propondo métodos e instrumentos, articulando com as unidades do Banco Mundial. Acompanhando as auditorias Banco BIRD, Controladoria Geral da União CGU e DENASUS. Contrato CLT da FIOCRUZ/FIOTEC de jan/2010 até mai/2016.

· SE/Diretoria de Programa, acompanhamento, monitoramento e planejamento dos sistemas do Ministério da Saúde/Governo Federal. Contrato Consultor da OPAS/OMS de 2009 a 2010.

· SE/Projeto REFORSUS/Coordenação Geral/Unidade Financeira, implantação e execução, supervisão dos processos de planejamento, monitoramento da execução orçamentária e financeira, aquisição e avaliação das atividades relativas ao Projeto. Contrato consultor/técnico da UNESCO de mai/1998 a ago/2003, Gerente da Prestação de Contas, de ago/2003 a set/2005, Contrato Consultor da UNESCO de set/2005 a dez/2008.

Ministério da Saúde, Secretaria de Assistência à Saúde / Coordenação de Planejamento.

· Chefe da Divisão de Acompanhamento de Orçamento:

o Nomeado: DOU - Seção 2, Nº 40 de 02/03/1998 Página 51;

o Exonerado: DOU - Seção 2, Nº 104 de 03/06/1998 Página 20.

· Chefe da Divisão de Programação e Orçamento:

o Nomeado: DOU - Seção 2, Nº 30 de 12/02/1996, Página 26;

o Exonerado: DOU - Seção 2, Nº 40 de 02/03/1998 Página 51.

Formação acadêmica

Superior

· Bacharelado em Ciências Econômicas:

Registro do Conselho CORECON/PB nº 1920 – ativo

UNEB – União Educacional de Brasília – 1990/1995

Pós-Graduação “Lato Sensu” e Especialização

· Gestão Pública:

Instituto IMP de Educação – 2012 a 2014, 460 horas aulas

· Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde:

UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas – Set/2004 a Out/2005, 405 horas aulas, sendo 360 horas teóricas e 45 horas práticas

· Administração Hospitalar:

UNEB – União Educacional de Brasília – COPEX – Mar/1999 a Ago/2000, 408 horas aulas

Cursos Técnicos

· Técnico em Transações Imobiliária (TTI):

Registro no Conselho CRECI/PB 17308-F – ativo

CejaPRO – Centro de Educação de Jovens e Adultos e Integração Profissional – 2024 a 2025

800h de curso + 200h de estágio na RE/MAX Atenas, totalizando 1.000h – Finalizados

· Administrador de Rede Microsoft, habilitação em 2003SERVER:

SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – 2009 – 200 horas teórico-práticas

· Curso de Montagem, Configuração e Manutenção de Microcomputador:

SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – 2008 – 90 horas teórico-práticas

· Auxiliar de Contabilidade com ênfase em Auditoria:

Centro Educacional Projeção, Ensino Médio, 1989

Publicações Relacionadas a Formação Acadêmica

1) Manual de fluxo e procedimentos para Compras internacionais por meio da OPAS/OMS, Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde, Organização Mundial da Saúde. Publicado em 2017. Editoria Ministério da Saúde (participação do grupo de elaboração do manual);

2) Curso de Aperfeiçoamento em Gestão de Projetos de Investimentos em Saúde. Publicado em 02/2006. Editoria EAD / FIOCRUZ/RJ (participação do grupo de elaboração do curso);

3) Entendendo as Normas de Convênios entre Ministério da Saúde e Municípios – Cartilha básica para municípios (Monografia). Publicado em 12/2005. Editoria UNICAMP;

4) Oferta de Frango no Estado de São Paulo (Monografia). Publicado em 06/1995. Editoria União Educacional de Brasília – UNEB.

Informações adicionais

# Informática:

· Pacote OFFICE e Microsoft TEANS (avançado/intermediário);

· SIAFI OPERACIONAL – PERFIL: COMUNICA, CONEXEC, DIVIDA, ORÇAMENTO; Nível de acesso 5 (intermediário);

· SEI – Sistema Eletrônico de Informações (intermediário);

· Sistema de controle e monitoramento de programas de cooperação técnica (SISPRON) - PRONAS/PCD e PRONON (intermediário);

· Sistema de edição de arquivos PDF, sistema PDF24 (intermediário);

· GESCON – Sistema de Gestão de Convênios (intermediário);

· TESOURO GERENCIAL – (intermediário);

· SISGRU – (intermediário);

· Sistema Client Connection do Banco (intermediário);

· LINUX – Mozilla/Firefox (intermediário), Kurumin, OpenOffice (intermediário);

· SERVIDOR DE REDE – 2003Server da Microsoft (básico).

# Inglês – Nível básico

Cursos, seminários e congressos

Em andamento:

# Elaboração de políticas, programas e projetos para o desenvolvimento humano e sustentável – ENAP – EV.G – EAD – 10 horas, Brasília – DF, março/2026 – Em Andamento;

# Microsoft Power BI – Microsoft – EAD – 85 horas, Brasília – DF, outubro/2026 – Em Andamento;

Finalizados:

# Introdução à Análise de Dados – Microsoft Power BI – Fundação Bradesco – EAD, Abril/2025;

# Tesouro Gerencial – Tesouro Nacional/Ministério da Fazenda – EAD, fevereiro/2023;

# Gestão de Projetos – ENAP – EV.G, julho/2022;

# Capacitação em Modelização de Programas Governamentais FIOCRUZ – Vídeo Conferência/EAD, dezembro/2020;

# Gestão de Projetos – Capacitação PMDPRO & PGMD – Metodologia PMD – INK-Inspirar, março/2020;

# Gestão de Projetos na Administração Projetos na Administração Pública – Módulo 1 – Introdução à Educação a Distância na Administração Pública, FIOCRUZ, julho/2018;

# Gestão de Projetos na Administração Projetos na Administração Pública – Módulo 2 – Iniciação à Gestão de Projetos na Administração Pública, FIOCRUZ, agosto/2018;

# Gestão de Projetos na Administração Projetos na Administração Pública – Módulo 3 – Introdução à Educação a Distância na Administração Pública, FIOCRUZ, setembro/2018;

# Aspectos Fiduciários na Implementação de Projetos Financiados pelo Banco Mundial, BIRD, maio/2014;

# Aspectos Fiduciários na Implementação de Projetos Financiados pelo Banco Mundial, BIRD, em 2012;

# Curso de Procedimentos Licitatórios na Implementação de Projetos Financiados pelo Banco Mundial, BIRD, julho/2011;

# Curso de Aquisições e Contratações com Recursos do Banco Mundial, BIRD 2011;

# Curso de Aspecto Fiduciário na Implementação de projetos financeiros pelo Banco Mundial, BIRD, março/2008;

# SIAFI-Gerencial, ESAF, maio/2009;

# IV Seminário de Execução de Projetos Financiados com Recursos Externos, ESAF, maio/2009;

# II Seminário de Execução de Projetos Financiados com Recursos Externos, ESAF, maio 2005;

# I Congresso de Economia da Saúde da América Latina e Caribe e VII Encontro Nacional da Associação Brasileira de Economia da Saúde – Associação Brasileira de Economia da Saúde – ABRAS e Asociación de Economia de La Salud – AES (Argentina), dezembro/2004;

# I Curso de Iniciação em Economia da Saúde para Tomadas de Decisão – Departamento de Economia da Saúde da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde;

# I Simpósio de TeleSaúde e Registro Eletrônico no SUS, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – MG, maio/2004;

# Curso de Integração de Procedimentos e Rotinas para Execução de Convênios, Contratos Administrativos e Prestação de Contas, ESAD maio/2003;

# I Curso de Iniciação em Economia da Saúde para Tomada de Decisão, Departamento de Economia da Saúde da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos/MS, novembro/2003;

# Curso de Integração de Gerenciamento de Risco de Mercado – Conselho Regional de Economia 11ª Região/DF – CORECON/DF e Sindicato dos Economistas do Distrito Federal – SINDECON/DF;

# Seminário Internacional – Tendências e Desafios dos Sistemas de Saúde nas Américas, São Paulo – SP, agosto/2002;

# Curso da Lei da Responsabilidade Fiscal, Ministério da Saúde/Senado Federal, novembro/2000;

# Curso de Português e Redação Oficial, Instituto Euvaldo Lodi do Distrito Federal – IEL e PACTO Complemento Profissional Ltda;

# Curso de Orçamento Público e Administração Financeira, CEBRAP;

# Curso de Programação e Gestão Financeira e Orçamentária, ENAP.

Homenagem:

· Agradecimento pela Participação Ativa no Projeto de Cooperação em Saúde no Haiti – Conferido pela senhora Marie Gréta Roy Clement, Ministra do Ministério da Saúde Pública da População da República do Haiti; e senhor Ricardo José Magalhães Barros, Ministro de Estado do Ministério da Saúde do Brasil, em Porto Príncipe – Haiti, 15 de janeiro de 2018.